Resenha: A Comunidade Secreta – Philip Pullman

Entre os livros que recebi em março (olha o atraso rs), estava “A Comunidade Secreta”. Apesar de não ter acompanhado “La Belle Sauvage”, as aventuras de Lyra fizeram parte do universo fantástico da minha infância – e a vontade de ter um daemon, ficava como? Então, o lançamento acabou ganhando prioridade por aqui.

Para dar aquela recapitulada básica, “A Comunidade Secreta” é o segundo livro da trilogia “O Livro das Sombras”. O primeiro, “La Belle Sauvage”, traz acontecimentos de antes da trilogia “Fronteiras do Universo” (que virou série da HBO e teve “A Bússola de Ouro”). Já esse segundo acontece anos depois, com Lyra já adulta.

E, talvez, essa tenha sido uma das maiores complicações para mim, pelo menos no começo. A “nova Lyra” pouco lembra aquele a que nos acostumamos. Influenciada por teorias e filósofos, ela é mais cética, menos Língua Mágica.

Pan está incomodado com essa nova versão de Lyra e, cada vez mais, os dois se distanciam, a ponto dele conseguir sair durante a noite sozinho. E é em uma dessas saídas que ele vira testemunha de um assassinato, envolvendo ambos na trama principal do livro.

Os temas também giram em torno de um universo mais adulto, e é interessante criar paralelos durante a leitura. De um jeito lúdico, Pullman consegue abordar a guerra do petróleo e a crise dos imigrantes.

Porém, é nessa tentativa de tornar o livro mais politizado que o autor se perde um pouco. Sim, é bom termos protagonistas mulheres e fortes, mas esse discurso cai por terra quando todas as outras personagens femininas são descritas em termos do quanto são, ou não, atraentes – sem contar o relacionamento ligeiramente problemático e um capítulo que não precisaria existir (31, estou falando de você).

Terminei o livro com a sensação de que ele é ótimo como base para o próximo, com um gancho final que me dá vontade de continuar, mas onde não acontece realmente muita coisa que justifique 537 páginas além da apresentação de novos e intrigantes personagens.

Você já leu “A Comunidade Secreta” também? Queria ouvir outras opiniões sobre o livro.

Ficou curioso e quer dar uma chance para tirar suas próprias conclusões? Bora lá então:

Nota: ★★ ½

Onde comprar? https://amzn.to/2CfnXAj

Bruna Manfré

não é boa com descrições.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *