Os club kids tomaram NY de assalto no final dos anos 80 e refizeram a moda como conhecemos hoje. Em Londres, a história não foi muito diferente. Lá para 1985, Leigh Bowery abriu seu Taboo em plena Leicester Square. A empreitada não durou muito, só um ano e meio, mas fez história e se tornou O lugar onde todos queriam estar.
Entre os frequentadores assíduos estavam nomes como George Michael, Judy Blame e Michael Clark. Boy George chegou até a fazer um musical todo sobre o clube no começo dos anos 2000. Agora, esse legado ganha novos contornos com uma exibição no Fashion & Textile Museum.
Com o nome de “Outlaws: Fashion Renegades of 80s London”, a exibição é a primeira a jogar luz sobre os estilistas e outros criativos que circulavam pelo Taboo, muitos dos quais acabaram esquecidos pela história e/ou morreram cedo demais.
É sobre dar voz à “comunidade criativa de pessoas que, juntas, influenciaram e mudaram o cenário da cultura pop inglesa no meio dos anos 80”, com várias das roupas que fizeram suas estreias nas pistas do Taboo, além de recriar o próprio club e também o espaço onde Leigh Bowery morava.
“Outlaws: Fashion Renegades of 80s London” vai ser aberta a partir de 4 de outubro até 9 de março de 2025 no Fashion and Textile Museum.