“A Menina Submersa” – Resenha

A Menina Submersa são memórias contadas por India Morgan Phelps, Imp, e ela descreve essas memórias como sua “história de fantasmas”. Imp deixa claro desde o começo de seu histórico mental (esquizofrênica, como a mãe e a avó, que acabaram cometendo suicídio), e isso é importante para entender o tipo de narração que você vai encontrar (uma cheia de voltas e repetições) e para lembrar ao leitor que Imp não é a narradora mais confiável.

A história é cercada por um ar de fantasia, com histórias sereias e lobisomens, referências a contos de fadas, em especial Chapeuzinho Vermelho e A Pequena Sereia, e referências a artistas reais e imaginários. O título do livro faz referência a uma obra de mesmo nome que desempenha uma parte importante da história, de onde Imp acredita que vem a assombração, ou que pelo menos tem alguma ligação, e é mencionado o tempo inteiro.

A Menina Submersa 02

Não é uma leitura fácil, especialmente se você gosta de uma história completamente linear, e, se você for como eu e fica cansado de dar voltas sem chegar a lugar algum, você vai precisar deixar o livro de lado por uns dias. Talvez bem mais que alguns dias, porque precisei me forçar a retomar a leitura.

Aí vocês vão ler isso e perguntar “então quer dizer que o livro não presta?”.

Não. Quer dizer que não é o meu tipo de livro, e o final não me surpreendeu como surpreendeu muita gente. Mas li bastante resenhas de pessoas que adoraram, e isso me faz sentir estranha por não ter morrido de amores. (De verdade, me perguntei diversas vezes se eu perdi alguma coisa da história, ou se entendi diferente de todas as pessoas que gostaram, mas não é o caso. É simplesmente questão de gosto.)

A Menina Submersa 03

Mesmo o final do livro não tendo me surpreendido, achei-o interessante o suficiente para continuar lendo até a última página. E, claro, uma edição maravilhosa sempre é um incentivo extra para você terminar, meio para justificar a existência dele em sua estante e você não diga que comprou só pela beleza…

Título: A menina submersa: Memórias
Autor: Caitlín R. Kiernan
ISBN: 8566636538
Editora: Darkside Books
Páginas: 320
Classificação: ★★★

Bells Cavalcanti

Fiction is a lie that tells us true things, over and over

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *