Recém-chegada de uma turnê pelo Canadá, a cantora, compositora e multi-instrumentista Bia Ferreira já está pronta para embarcar outra vez para fora, dessa vez no gigante South by Southwest (SXSW), um dos maiores festivais de inovação e criatividade do mundo, que reúne desde novos artistas a estreia de filmes e tecnologias emergentes.
Antes disso, no entanto, ela tem duas paradas pelo Brasil. A primeira delas acontece ainda hoje, 8 de março, no 4º CNC (a Conferência Nacional de Cultura), em Brasília, onde faz uma participação no show de Ellen Oléria.
Já amanhã, dia 9, ela toca ao lado da baixista Érica Silva na Casa de Cultura Santo Amaro, em São Paulo, dentro da programação do Circuito Municipal de Cultura. Esse é um projeto que visa circular e democratizar os espaços para que as pessoas acessem cultura de forma gratuita.
No repertório, Bia traz músicas de dois álbuns, “Igreja Lesbiteriana, Um Chamado” e “Faminta”, mas com algumas diferenças entre as apresentações aqui dentro e fora do Brasil. “Eu tenho uma outra construção no meu trabalho internacional. Ele tem muito mais cara de world music, jazz, do que essa atmosfera rap do espetáculo novo. Eu gosto disso porque me propõe testar outras formas de expressar a arte, me coloca para testar minha versatilidade, me desafia enquanto artista. E a diferença é a diferença de mercado: eu entendi que o mercado internacional consome mais arte orgânica e que o mercado brasileiro consome mais arte eletrônica. Tenho tentado alimentar esses dois lugares para não deixar nenhum dos públicos ausentes de produção de qualidade, sem perder a essência do trabalho que é pautar afeto e informação como tecnologia de sobrevivência”, ela explica.
No SXSW, ela toca dia 13 de março, às 00h, no showcase Tropiclub, produzido pela agência Let’s GIG Brazil e LATINXT Festival. Além de Bia, tocam também os brasileiros João Brasil e Marcelo D2, o mexicano Rubio, o colombiano Venesti e os estadunidenses Cabeza de Chivo.
“A importância de tocar no SXSW é saber que em uma das maiores feiras de inovação do mundo há espaço para a arte que eu produzo. Fazer uma apresentação do meu trabalho para todas aquelas pessoas vai ser especial porque mais uma vez eu consigo mostrar o meu trabalho para um grupo de pessoas que normalmente não consegue acessá-lo. Aos pouquinhos, vamos quebrando as barreiras que nos foram colocadas. Então eu estou bem feliz e bem animada também”.
SERVIÇO
4a CNC – CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA
Data: 08 de março (sexta-feira)
Local: Área externa do Centro de Convenções Ulysses Guimarães / SDC – Ulysses Guimarães, Brasília (DF)
Horário: 19h às 20h30
Gratuito
CIRCUITO MUNICIPAL DE CULTURA
Data: 09 de março (sábado)
Local: Casa de Cultura Santo Amaro / Praça Dr. Francisco Ferreira Lopes 434, Santo Amaro (SP)
Horário: 18h
Gratuito
TROPICLUB BY LET’S GIG BRAZIL & LATINXT FESTIVAL – SXSW 2024
Data: 12 de março (terça-feira)
Local: Speakeasy / 412 Congress Ave, Houston (Texas)
Horário: 19h (show da Bia Ferreira às 00h)