“Burial Rites” – Resenha

BURIAL-RITESBurial Rites, por Hannah Kent
★★★★★

Sinopse:
Uma estreia literária brilhante, inspirada por uma história real: os últimos dias de uma jovem mulher acusada de assassinato na Islândia em 1829.
Hannah Kent trás a vívida história de Agnes, que, condenada pelo assassinato cruel de seu antigo patrão, é enviada para uma fazenda isolada para esperar a execução. Horrorizada com a ideia de dar abrigo a uma assassina condenada, a família evita Agnes no começo. Apenas Tóti, um padre que Agnes escolheu misteriosamente para ser o seu guardião espiritual, tenta entende-la. Mas quando a morte de Agnes se aproxima, a mulher do fazendeiro e suas filhas aprendem que há outro lado de história sensacional que ouviram.

A sinopse diz que o livro é inspirado na última execução ocorrida na Islândia, em 1930, mas acho que na verdade é mais do que isso. Hannah Kent foi bem fundo em suas pesquisas, e ao fim do livro ela explica que usou documentos reais ainda existentes da época (no início de cada capítulo há cartas e outros tipos de documentos), os nomes reais da maioria dos personagens (se você jogar Agnes Magnúsdóttir no google vai encontrar milhares de sites falando sobre o caso, e até mesmo filmes inspirados na história dela) e mencionou os lugares reais onde cada coisa aconteceu, muitos deles ainda existentes na Islândia, alguns em ruínas e outros em pleno funcionamento.

Kent apenas preencheu as lacunas da forma que ela achou melhor. O que realmente aconteceu? Como aconteceu? Por que aconteceu?

É um livro curto, pouco mais de 300 páginas, e acompanhamos dois anos da vida de Agnes de forma bem espaçada, do momento em que ela é transferida para uma nova casa, onde deve esperar a execução, até o dia de sua morte propriamente dita. É impossível saber como Agnes realmente era, muitos dos islandeses pensam nela como uma assassina cruel e fria, o que é diferente da forma que Kent a retratou – mas não vou entrar em muitos detalhes sobre isso aqui para não ultrapassar a linha tênue dos spoilers.

A escrita possui um lirismo envolvente e cada um dos personagens parece real, tendo seu próprio desenvolvimento. O fim parece chegar de forma inesperada mas não estraga de forma alguma o resultado final, e você vai se pegar pensando sobre ele dias depois (tipo eu, que o li há dois meses e ele ainda não saiu da minha cabeça).

burial rites

Título: Burial Rites
Autor: Hannah Kent
ISBN: 9781447233176
Editora: Picador
Páginas: 314
Classificação: ★★★★★

Bells Cavalcanti

Fiction is a lie that tells us true things, over and over

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *