Cronograma capilar: como seguir, por quanto tempo e como montar o seu

Dia desses, conheci a Beatriz Spalding num grupo de facebook para compartilhar dicas de beleza (que, por sinal, já até renderam pauta por aqui). Na hora, quis ajudar com seu negócio. E não só porque a idéia é mesmo irrecusável, mas porque ainda tem uma boa causa por trás disso.

Ela é dona da Dora, uma cachorrinha lymda que desenvolveu um tumor e precisa de uma cirurgia caríssima. Para ajudar no tratamento, ela abriu um crowdfunding, mas também vende um cronograma capilar personalizado para cada pessoa, levando em conta diversos fatores, como a rotina, orçamento e muito mais.

E o que é o cronograma, afinal? Bom, é uma agenda de cuidados pra você ficar com aquele cabelón maravilhoso. Essa agenda garante que ele tenha os três elementos que precisa para ficar saudável: água, óleos essenciais e proteína.

cronograma4

Junto com o kit que ela monta especialmente para cada pessoa vem também uma fronha de cetim para ajudar com o frizz, um pente de madeira de bambu (também para o frizz), amostras de óleo de coco e rícino, para ajudar na nutrição e no crescimento e guias sobre cronograma, low e no poo e crescimento do cabelo.

Mas, se ainda restou alguma dúvida por aí, conversei com a Bia para fazer um verdadeiro guia com todas as informações que você pode precisar! Ficou interessada e quer o seu logo? Pula pro final que tem a explicação de como adquirir e uma surpresa (;

Como saber qual a maior necessidade de meu cabelo, se é nutrição, hidratação etc?

Existem vários sinais, mas o mais importante é conhecer seu próprio cabelo e sua rotina. Por isso que, para fazer o kit, é tão importante responder o questionário e mandar as fotos, para que eu possa associar o que pode estar danificando o seu fio e qual o melhor jeito de reparar.

A partir daí, como é montado o cronograma capilar?

Bom, depois de analisar sua rotina, quais os cuidados que a pessoa tem com o cabelo, o tempo que a pessoa tem – já que não adianta querer que a pessoa faça um esforço herculano nesses tempos de faculdade + estágio/trabalho – e ajeitar tudo num cronograma, ou seja, uma agenda de cuidados com o cabelo que a pessoa vai começar a seguir.

É você mesma que faz os produtos?

No Kit Capilar, além de vir o cronograma e os PDFs explicativos (que eu mesma montei do zero e faço personalizado para cada pessoa), eu coloco alguns produtos que auxiliam muito no processo. Cremes e loções, como vem explicado no PDF, eu não indico ou incluo no Kit. Mas a fronha de cetim, o pente de madeira e as amostras de óleos são todas pra auxiliar e independem do tipo de cabelo/rotina que a pessoa tem.

Ó a carinha do kit

Ó a carinha do kit

Vi que você leva a rotina em consideração na hora de montar o kit. Isso é mais em relação à frequência com que lavamos? Encontrei alguns cronogramas que eram feitos em três passos, caso alguém lave todos os dias, deve manter com shampoo e condicionador?

A rotina é IMPRESCINDÍVEL para a montagem do cronograma. Essas imagens de cronograma encontradas na internet são muito genéricas e podem não dar resultados. Isso pois, além da parte da frequência de cuidados (como eu disse, uma pessoa que tem 2 horas livres por semana NÃO vai conseguir seguir um cronograma que a obrigue a lavar todos os dias o cabelo), é muito importante também a rotina capilar em si: a utilização ou não de secadores e chapinhas, se utiliza químicas de alisamento ou tinturas etc.

E em quanto tempo mais ou menos é possível ver resultado?

A analogia que eu gosto de fazer com um cronograma capilar é com uma academia: não adianta a pessoa fazer um mês de academia, parar e se perguntar por que não está vendo resultado. O cronograma é uma agenda que deve ser mantida e incorporada na rotina da pessoa para que o cabelo fique CONSTANTEMENTE saudável, não algo que seja feito esporadicamente – por isso a importância da rotina de cada um para a montagem do cronograma. Em questão de resultados visíveis, isso depende MUITO da deficiência que cada cabelo vai apresentar. Por exemplo, um cabelo descolorido, com progressiva, que sofre todo dia com calor de chapinha, vai demorar muito mais para ser recuperado do que um cabelo que só sofre com falta de água.

O cronograma deve ser seguido sempre? De quanto em quanto tempo fazer?

Como eu expliquei, ele deve ser seguido sempre! O cronograma é algo para ser incorporado no dia-a-dia da pessoa, para que a mesma mantenha seu cabelo saudável constantemente.

No kit, ainda tem uma fronha de seda e pente de madeira de bambu para evitar o frizz. Tem mais alguma dica para combater esse mal?

O frizz parece que é o pior inimigo dos nossos fios, né? É a principal reclamação que recebo fazendo os kits. Mas como eu explico para cada pessoa, o frizz é um sintoma em comum que pode vir de deficiências diferentes, por isso é importante avaliar cada cabelo para cortarmos o mal pela raiz (hehe).

Os óleos de rícino e de coco devem ser usados direto nos fios ou é melhor fazer uma misturinha?

Os óleos podem ser usados do jeito que o seu cabelo aceitar melhor! De novo, ressalto a necessidade de cada uma conhecer seu cabelo, o que é ÓTIMO para mim pode não ser para você, né? Nos PDFs eu dou várias dicas de utilização, mas dando um spoiler lindo para suas leitoras, na minha opinião, a umectação é o melhor jeito de usar os óleos! 😉

Por fim, como a gente faz pra conseguir um kit com você?

Para que a gente monte um kit para vocês, só me mandar um e-mail no BIASPALDING@HOTMAIL.COM que a gente começa o processo! Super fácil e rápido! 😊

Dica: a Bia ainda dá aqueles 10% espertos para quem descobriu o kit por aqui, então avisa no e-mail que é por indicação do Shelter <3

Bruna Manfré

não é boa com descrições.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *