“Garota Exemplar” – Resenha

GE+-+Post

É muito difícil falar sobre Garota Exemplar sem deixar algum spoiler escapar, mas vamos lá.

GE é um livro sobre a investigação do desaparecimento de Amy Elliot Dunne (também conhecida como Amy Exemplar, uma série de livros infantis que os pais dela publicaram inspirados na filha), onde o principal suspeito é o seu marido, Nick Dunne. A narração nos traz duas perspectivas: a de Nick, que se concentra no que está acontecendo agora, e a de Amy, trazida para o leitor na forma de trechos de seu diário, desde o momento em que ela conheceu o marido até a última anotação.

GEgif01

Apesar de narração em primeira pessoa geralmente me irritar e eu não conseguir aproveitar tanto a leitura quanto em uma narração em terceira pessoa, eu não tive problema nenhum lendo Garota Exemplar (ele está na minha lista de favoritos). Tanto Nick quanto Amy são muito bons em contar histórias, eles exploram a situação, ambientes, detalhes e sensações, ao invés de estarem sempre seguindo uma linha direta de “isso aconteceu e depois aquilo” que alguns livros em que o personagem está narrando tendem a fazer.

A autora, Gillian Flynn, também se aproveitou de um detalhe que muitos autores se esquecem: as pessoas mentem o tempo todo, mentiras grandes ou pequenas, até para si mesmos, que podem aparecer durante a narração, afinal, são eles que estão contando a história, não é?. O que faz você se questionar se o que você está lendo é realmente verdade.

Mesmo já tendo assistido ao filme primeiro (eu sei, eu sei), o livro ainda foi capaz de surpreender e capturar a total atenção, e se eu achei que o filme era absolutamente fantástico, não chega nem perto do que o livro é capaz de fazer com você.

(Mas se você preferir só assistir ao filme, faça isso, não vai se arrepender.)

tumblr_nj82h6fAWa1qlzdpio3_500

Título: Garota Exemplar
Autor(a): Gillian Flynn
ISBN: 9788580572902
Editora: Intrínseca
Páginas: 448
Classificação: ★★★★★

Bells Cavalcanti

Fiction is a lie that tells us true things, over and over

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *