“Miniaturista” – Resenha

miniaturista 2Miniaturista, por Jessie Burton
★★★★

Sinopse:
Em 1686, a jovem Nella Oortman se casa com Johannes Brandt, um bem-sucedido mercador de Amsterdã, e se muda do interior da Holanda para a cidade grande. Nella acredita que o casamento com um homem rico e poderoso irá lhe proporcionar uma vida repleta de glamour e felicidade, no entanto, não é o que ela encontra quando chega à nova casa: por causa das viagens a trabalho, Johannes não é dos maridos mais atenciosos e Marin, sua irmã, se encarrega de controlar cada aspecto do lar e da família Brandt, revelando-se extremamente opressiva e dominadora. Para agradar a nova esposa, Johannes a presenteia com uma miniatura da casa em que moram e, logo, Nella encontra um miniaturista para confeccionar algumas peças. No entanto, tudo começa a mudar quando o miniaturista passa a enviar obras que nunca foram pedidas, mas que não apenas refletem a realidade, como parecem anunciar futuras tragédias.

A primeira coisa que chama a atenção para esse livro é a capa – quem não quer um livro assim para expor na estante? A segunda coisa, claro, é o mistério do miniaturista que prevê acontecimentos com suas pecinhas.

Não vou mentir para vocês, durante a leitura comentei com algumas pessoas “nada acontece nesse livro mas ainda assim não consigo parar de ler”. Então não esperem uma história cheia de aventuras ou romance. A narração se desenvolve de forma lenta, mostrando apenas fragmentos dos personagens, e apenas depois da metade do livro que revelações vão começando a acontecer e não param até a história terminar. (Se você prestar muita atenção no que é exposto dos personagens, você consegue adivinhar algumas das surpresas.)

A personagem principal, Nella, não é extremamente cativante nem interessante, mas a escrita deixa você sempre querendo mais, querendo descobrir o que vai ter no final, algo que todo livro deveria fazer. Os personagens secundários, incluindo Johannes, o marido, são muito mais interessantes, e é um pouco decepcionante não ter mais informações sobre eles.

Título: Miniaturista
Autor: Jessie Burton
ISBN: 9788580578164
Editora: Intrínseca
Páginas: 352
Classificação: ★★★★

Bells Cavalcanti

Fiction is a lie that tells us true things, over and over

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *