“Proibido” – Resenha

Proibido Proibido, por Tabitha Suzuma
★★★★

Sinopse:
Maya é doce, sensível e extremamente sofrida: tem dezesseis anos, mas a maturidade de uma mulher marcada pelas provações e privações da pobreza, o pulso forte e a têmpera de quem cria os irmãos menores como filhos há anos, e só uma pessoa conhece a mágoa e a abnegação que se escondem por trás de seus tristes olhos azuis.
Lochan é brilhante, generoso e altamente responsável: tem dezessete anos, mas a fibra e o senso de dever de um pai de família, lutando contra tudo e contra todos para mantê-la unida, e só uma pessoa conhece a grandeza e a força de caráter que se escondem por trás daqueles intensos olhos verdes.
Eles são irmão e irmã.

Não é fácil falar sobre um livro que trata de incesto, e não é algo fácil de ler. É pesado e dramático, mas Tabitha Suzuma constrói a história com tamanha delicadeza que a escrita dela consegue mostrar que mesmo com algo polêmico como incesto não é preto no branco. Apesar de toda a delicadeza, você ainda precisa ter uma mente aberta e não começar a leitura cheio de julgamentos.

A narrativa em primeira pessoa faz você sentir todo o desespero dos personagens por se sentirem como se sentem e por ser quem são. Você torce por eles e espera que tudo termine bem – e não quero dizer “torce para que eles fiquem juntos”, mas você quer, espera, que eles fiquem bem, você precisa que eles fiquem bem.Maya e Lochan nunca tiveram um relacionamento normal de irmãos, sempre foram mais amigos do que irmãos, iguais, responsáveis por uma casa e pela criação dos três irmãos mais novos. São companheiros, e por causa de tudo pelo que passaram e pelo que ainda estão tendo que lidar, eles acabam se isolando e tendo apenas um ao outro. Eles não aceitam que estão apaixonados facilmente, eles sentem nojo de si mesmos, eles tentam lutar contra, mas não conseguem.

Suzuma não tem nenhuma intenção de fazer o leitor pensar que incesto é algo correto, ela apenas mostra que toda e qualquer situação transforma a pessoa em quem ela é, e que como algumas coisas, mesmo que absurdas, são o que mantém alguém são.

Título: Proibido
Autor: Tabitha Suzuma
ISBN: 9788565859363
Editora: Valentina
Páginas: 304
Classificação: ★★★★

Bells Cavalcanti

Fiction is a lie that tells us true things, over and over

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *