Resenha: The Unworthy – Agustina Bazterrica

Pequeno grande notável, “The Unworthy” é um terror que se cria no presente. Na proximidade e urgência de seus temas que constroem uma distopia possível e provável. Terrível, mas inescapável.

O livro da argentina Agustina Bazterrica (de “Saboroso Cadáver”, publicado pela Darkside Books) não chega a alcançar 200 páginas, mas carrega quatro histórias de amor junto a si e uma narrativa que ecoa.

Passada em um mundo destroçado pelas mudanças climáticas e panes tecnológicas, acompanhamos a protagonista do livro numa luta para sobreviver e se moldar ao comportamento de um convento.

Apesar do lugar, físico, ser o que estamos habituados, a religião em si se transforma, se molda à realidade e rejeita antigas divindades, cultuando um novo deus. Mutilando. Incentivando autoflagelações e sacrifícios de suas devotas sob a premissa de que isso vai ajudar com o clima e os suprimentos.

Somos levados a nos questionar se as pessoas são ruins por natureza ou se transformam pelo ambiente. E são os flashbacks e a chegada de uma nova personagem que dão a resposta.

O clima tenso é pungente e Augustina cria o gore com perfeição (terei pesadelos com o baby rat para todo o sempre), mas também sabe quebrar o coração de qualquer um (alô, Circe!!).

Rápido e letal, o terror latino-americano segue forte. E merece sua leitura.

Nota: ★★★★½

Onde encontrar: https://amzn.to/4fAzf0k

Bruna Manfré

não é boa com descrições.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *