“Sobre a escrita” – Resenha

Stephen King é conhecido pelas suas obras de terror, que são inúmeras e todo dia, para nossa alegria, surge mais uma. Sobre a escrita não tem nada a ver com isso, entretanto. É uma mistura de mini autobiografia com lições para os aspirantes a escritores escreverem melhor.

O livro é curtinho, e o próprio King diz que esse tipo de livro deve ser curto. Toda a primeira parte, que ocupa quase metade do livro, fala sobre a vida do autor. Como ele começou a escrever, como era a vida na escola, o que ele aprendeu enviando manuscritos para revistas e editoras, como foi a publicação de seu primeiro livro, Carrie, e muitos outros detalhes sobre sua vida (interessantes ou não dependem do seu nível de interesse por isso).

Sobre a escrita

As dicas e conselhos vem na segunda parte e são bastante diretos, mas cheios de exemplo para não deixar dúvidas. King não caga regra, entretanto. Ele diz o que funciona melhor para ele e deixa claro que você precisa encontrar o que funciona melhor para você – com a exceção de advérbios, ele abomina advérbios e aconselha que você fuja deles como se sua vida dependesse disso.

Ele fala sobre as coisas que estamos cansados de ouvir por aí: diálogos, descrições (“mostre, não fale”), verbo ativo x verbo passivo, tema etc. Mas fala de outras coisas, também importantíssimas, que, por algum motivo, não encontramos em outros livros do tipo. Como revisão. Em Sobre a escrita foi a primeira vez que vi, em um livro com o objetivo de ajudar o leitor a escrever melhor, o autor tratar sobre o processo de revisão e edição, ambas as coisas muito importantes no processo da escrita.

Sobre a escrita 02

Há ainda uma terceira parte, onde King fala sobre o acidente que sofreu em 1999, no meio do processo de escrever esse livro. (Ou melhor, no meio do processo de não escrever esse livro, porque ele disse que estava detestando e o colocou na gaveta por um bom tempo.)

E, para fechar, ele termina com duas listas de recomendação que totalizam 176 livros!

Título: Sobre a escrita
Autor: Stephen King
ISBN: 9788581052779
Editora: Suma de Letras
Páginas: 255
Classificação: ★★★★★

Bells Cavalcanti

Fiction is a lie that tells us true things, over and over

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *