“This One Summer” – Resenha

IMG_9608

Desde o lançamento no ano passado, eu estava louca para ler This One Summer, uma graphic novel escrita por Mariko Tamaki e ilustrada pela sua prima, Jillian Tamaki. Não sabia muito sobre a história além do fato de ser contemporânea e, obviamente, acompanhar o verão de uma garota de 15 anos. Pela capa – porque quem não julga um pouquinho a capa de todo os livros -, também imaginei que fosse ser uma história com uma pitada de drama, mas fofa de alguma forma.

Não estava lá tão certa.

Em On This Summer, Rose narra a história, explicando como sua família sempre vai Awago Beach para passar o verão. Em Awago, Rose tem uma amiga, Windy, que considera praticamente como uma irmã. O que torna o verão da história diferente, é que a mãe de Rose não é a mesma: não está saindo com a família, nunca vai a praia, parece sempre deprimida e ela e o marido não param de discutir.

IMG_9612

O ponto alto do livro é a arte de Jillian Tamaki, que consegue passar perfeitamente as emoções de Rose e o que ela está pensando. Mas Rose não é um personagem que faz você se apaixonar, na verdade, você se encontra querendo dá um tapa nela e rodando os olhos vez ou outra, como, por exemplo, sempre que ela chama uma garota que engravidou de “slut”. Por outro lado, Windy, um ano mais nova, é extremamente cativante e relaxada, e é ela quem diz a amiga que ela está sendo sexista e não deveria sair por aí chamando pessoas que ela nem conhece de prostituta.

O drama está sim presente, mas não de uma forma tão óbvia, e também não é nada difícil descobrir o que realmente aconteceu para Alice, a mãe de Rose, estar tão diferente.

Essa graphic novel não foi tão boa quanto eu esperava, porém as ilustrações ainda fizeram valer a pena, assim como uma ou outra risada graças a Windy. Talvez, um público mais novo consiga tirar mais proveito da história em si, mas estou feliz por não ter precisado compra-la – obrigado a editora First Second por nos mandar o livro!

IMG_9616

Título: This One Summer
Autor(a): Mariko Tamaki e Jillian Tamaki
ISBN: 9781596437746
Editora: First Second
Páginas: 320
Classificação: ★★½

Bells Cavalcanti

Fiction is a lie that tells us true things, over and over

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *