“Uma história meio que engraçada” – Resenha

IMG_9799It’s Kind of a Funny Story/Uma história meio que engraçada, por Ned Vizzini
★★★

Sinopse:
O adolescente Graig Gilner vai perceber que, até mesmo ao atingir um objetivo, nem sempre as coisas saem da forma como deveriam. Mas aprenderá também que, mesmo nas adversidades, é possível fazer novos amigos, se apaixonar e encontrar motivos para viver. Como muitos adolescentes determinados a vencer na vida, Craig Gilner acredita que asua entrada na Executive Pre-Professional High School de Manhattan é o passaporte para o seu futuro. Obstinado a ter uma vida de sucesso, Craig estuda dia e noite para gabaritar no exame de admissão, e consegue. A partir daí, o que deveria ser o dia mais importante da sua vida, acaba marcando o início de um sufocante pesadelo.

A primeira frase do livro (“É tão difícil falar quando você quer se matar”) já deixa bem óbvio sobre o que se trata o livro. Craig é um adolescente com depressão e ele fala bastante sobre a vontade que tem de se matar (então se você passa pela mesma coisa, cuidado ao ler o livro), e a forma como a doença é tratada é o ponto alto do livro.

IMG_9800

Não consegui me importar o suficiente com Craig, e isso não tem nada a ver com o fato de ele ter depressão, a doença é a única coisa que eu consegui simpatizar e entender. Também não gostei de nenhum dos outros personagens: os amigos de Craig, os outros pacientes do hospital, a família dele, os médicos. Mas o livro não é de todo ruim, embora a narração não seja excelente, ela é fluída e faz com que você leia rápido, e algumas partes até engraçadas.

Vizzini, o autor, sofria de depressão então é um tema recorrente em suas obras, mas sempre em um tom positivo, mostrando que há esperanças. Esse livro foi escrito logo depois de ele passar uma semana internado na ala mental de um hospital. Infelizmente, ele perdeu a batalha contra a doença e cometeu suicídio em dezembro de 2013.

Título: Um história meio que engraçada
Autor: Ned Vizzini
ISBN: 9788544102589
Editora: Leya
Páginas: 296
Classificação: ★★★

Bells Cavalcanti

Fiction is a lie that tells us true things, over and over

Um Comentário:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *