Gostar de literatura é estar aberto a novos universos – com o tempo, você vai pegando mais referências, malemolência e, de repente, tem uma sacada do que o autor fez de genial (ou que deve ter feito, porque ainda não assumiu). E é assim que surgem as teorias da conspiração envolvendo literatura.
A clássica é achar que tudo não passou de um sonho do personagem principal, mas também existe aquela hipótese dele ter morrido em determinado momento da história e o resto ser tudo invenção. Tipo aquela história dos bebês de Rugrats serem todos saídos da imaginação da Angélica.
Caso você nunca tenha ouvido essa, eu explico melhor: dizem que, como a mãe da Angélica tem uma relação péssima com o pai, ela sabe que nunca vai ganhar um irmãozinho para brincar e todos os bebês do desenho são produtos de sua imaginação. Chuckie supostamente morreu junto com a mãe, Tommy era natimorto (e por isso Stu fica no porão fazendo brinquedos para o filho que nunca viu a luz do dia) e os DeVille tiveram um aborto, como a criança não nasceu, Angélica não conseguiu se decidir se era um menino ou uma menina e criou os gêmeos, com os dois gêneros. Pesado, né?
Separei outras cinco teorias aqui que podem ou não ser verdade, mas com certeza vão te deixar pensando:
1 – Westeros, na verdade, é a Terra Média
Wow. Sabe Westeros, o continente do universo criado por George R. R. Martin para “As Crônicas de Gelo e Fogo”?! Então, há quem acredite que lá é a Terra Média (de Tolkien) num futuro distante. Os hobbits evoluíram para os Filhos da Floresta, os Ents viraram árvores sagradas e os elfos, como a gente viu na série, foram embora. Mordor, o destino final da viagem de Frodo, se tornou Valyria, capital de um grande império que caiu em ruína. Até que faz sentido, se você não pensar demais em muitos detalhes.
2 – Os personagens de Ursinho Puff representam doenças mentais
Ou é isso que o Canadian Medical Association Journal acha. Segundo um artigo que publicaram por lá, Leitão tem transtorno de ansiedade. Tigrão tem DDA, Corujão é disléxico, Abel tem transtorno obsessivo compulsivo e Bisonho, como você já imaginou, é depressivo. Puff exibe sinais de déficit de atenção e transtorno obsessivo-compulsivo (além de problemas de memória). Christopher já pode sair de lá com um certificado de psiquiatra… Ou não, porque também especulam que ele teria esquizofrenia.
3 – Jogos Vorazes foi culpa da Inglaterra
Será que Hunger Games é mesmo uma visão do futuro… ou seria um romance de época?! Existe uma teoria dizendo que Jogos Vorazes é uma realidade alternativa, onde a Inglaterra teria vencido a Revolução Americana e as treze colônias teriam evoluído para os treze distritos.
4 – Seria Dumbledore a Morte?!
Lembra d’O Conto dos Três Irmãos? O paralelo entre a história de Harry Potter quase parece coincidência demais. Voldemort seria o irmão mais velho, que pede a Varinha das Varinhas numa tentativa de dominar a possibilidade da morte. O segundo irmão seria Snape, que escolhe a Pedra da Ressurreição, sempre assombrado pela morte do seu amor. Já Harry seria o mais novo, que usa a capa da invisibilidade para se esconder da morte antes de a cumprimentar “como um velho amigo” – e, quando morrer, será recebido por seu velho amigo, Dumbledore.
5 – Willy Wonka é canibal
Beem no fundo, a gente sabia que Willy Wonka matou todas aquelas crianças de propósito para fazer chocolate e deixou Charlie como seu sucessor para disfarçar, mas não queríamos admitir a verdade. A versão do filme é muito menos tensa, mas o livro não dá uma ideia muito clara do que acontece com elas. Fica aí no ar.
E você, sabe de mais alguma? Conta pra gente aí nos comentários!
Deveriam dedicar um episódio à história das personagens secundárias, como Margaery. Na minha opinião, este foi um dos melhores serie de ação que foi lançado. O ritmo é bom e consegue nos prender desde o princípio. Este livro conta uma história extraordinária, por isso quando soube que estrearia GOT soube que devia vê-la. Aqui: http://br.hbomax.tv/serie/Game-of-Thrones-Temporada-07-/501441 os horarios. O livro é maravilhoso e la adptacao a serie foi espectacular.