“Curiosidade Mórbida” – Resenha

Curiosidade-Mórbida

Curiosidade Mórbida: A Ciência e a Vida Secreta dos Cadáveres, por Mary Roach
★★★★½

Sinopse:
Curiosidade mórbida é uma leitura cativante e divertida que explora a vida após a morte, mas não no sentido sobrenatural: a autora Mary Roach investiga o que acontece com os cadáveres, revelando que eles têm rotinas inesperadas e surpreendentes. Por dois mil anos, eles estiveram envolvidos nas descobertas e pesquisas científicas mais ousadas: foram cobaias nas primeiras guilhotinas da França, os primeiros a navegarem em foguetes da NASA e estiveram presentes em todos os novos procedimentos cirúrgicos, fazendo história de forma silenciosa.

Com esse título e essa sinopse quase não se precisa falar mais nada, não é? Curiosidade Mórbida fala, como está bem óbvio, sobre cadáveres e é bem mais interessante do que parece (ou aterrorizante, ou nojento, depende do seu ponto de vista). Em cada capítulo desse livro, Roach trata sobre um assunto diferente, misturando casos e conhecimentos ressentes com história: dissecação, embalsamento, uso de corpos para estudar acidentes de carros e aviões, transplantes (ela fala bastante sobre transplante de cabeça e é algo bastante parecido com o que você veria em um filme de horror), cremação, e muitas outras coisas.

IMG_9797

A escrita é tão envolvente e descontraída que você não consegue evitar rir em voz alta em algumas partes. E o livro é tão cheio de dados interessantes que você não consegue evitar sair falando sobre tudo com qualquer pessoa que fale com você (novamente, isso é relativo. Minha mãe não ficou muito feliz em me ouvir conversando sobre quantos litros de comida o estômago humano é capaz de aguentar antes de romper e, por consequência dos tipos de bactérias que vivem no estômago, causar a morte do indivíduo).

(Não vou contar quantos litros, e o quanto a mais algumas pessoas conseguiram comer antes de o estômago delas também romper. Se quiser saber, vá ler o livro.)

Também é ótimo para fazer você pensar sobre a importância de ser um doador e todas as opções que você tem, e também decidir que fim você prefere ter – eu estou pensando em compostagem, se isso já for mesmo algo possível (o livro foi originalmente publicado em 2003, e na época ainda era algo que estava sendo aprimorado e discutido).

Título: Curiosidade Mórbida: A Ciência e a Vida Secreta dos Cadáveres
Autor: Mary Roach
ISBN: 9788565530958
Editora: Paralela
Páginas: 272
Classificação: ★★★★½

Bells Cavalcanti

Fiction is a lie that tells us true things, over and over

2 Comments:

  1. Que legal, quero ler! Hahaha, parece divertido e diferente 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *