Anton Corbjin é um dos nomes mais icônicos da fotografia de música. O holandês foi o diretor de “Control”, o filme biográfico de Ian Curtis, além de colaborador de longa data do Depeche Mode. “Heart-Shaped Box”, do Nirvana, e “One”, do U2, ganharam clipes assinados por ele.
O fotógrafo and diretor fez carreira como colaborador da NME lá pelo final dos anos 70 e teve shootings icônicos pela revista com David Bowie e Led Zeppelin, Joy Division, Bob Dylan, Morrissey, Björk e Tom Waits, entre muitos outros.
Com todo esse arquivo em mãos, não foi difícil para o art dealer Simon de Pury organizar uma exibição com fotos raras e nunca vistas de Anton. O trabalho autoral que dá vida à exibição é marcado pelo P&B e pelas fotos de impacto.
“Acompanho essa perspectiva única que Corbijn oferece tanto em seu trabalho como fotógrafo quanto como diretor com muito interesse”, explicou o curador. “E essa exibição consiste em algumas das minhas fotos preferidas do acervo dele. Se o mundo da moda foi o trampolim para Helmut Newton, o da música é o de Anton Corbijn”.
As fotos daqui da matéria, com Naomi Campbell, David Bowie e Joy Division, são todas integrantes dessa seleção. Coisa fina de um trabalho de mais de décadas.
Fonte: HERO