Resenha: Guardiões do Louvre – Jirō Taniguchi

Esse foi o primeiro quadrinho lançado pela Pipoca & Nanquim que chamou minha atenção, não porque os outros não parecessem interessantes, mas porque esse foi o mais bonito e, quando se trata de HQs, é algo que conta bastante para mim. (Sim, sim, não julgue o livro pela capa, e todas essas coisas, mas se é para pagar por algo caro, quero sim que seja bonito.)

Lançado por aqui em 2018, com tradução de Drik Sada, esse mangá foi publicado originalmente em Paris, em 2014, como parte da The Louvre Collection, uma série de quadrinhos que tem o Museu do Louvre e suas obras e artistas como protagonistas. Taniguchi passou um mês em Paris, visitando o Louvre e conhecendo um pouco de sua história para produzir Guardiões do Louvre.

O mangá segue um artista japonês que, depois de uma excursão pela Europa, decide ficar um tempo em Paris, sozinho, para conhecer os museus da cidade. Porém, mal chega à cidade e fica doente, com febre alta, e só depois de alguns dias, ainda febril, consegue sair para tentar ver algumas coisas no Louvre. Além das obras fascinantes, ele acaba fazendo passeios mágicos, que o permitem conhecer artistas, saber mais das obras, e até um pouco da história do próprio Louvre durante a Segunda Guerra Mundial.

Jirō Taniguchi é um mangaká consagrado, mas foi a primeira vez que entrei em contato com qualquer obra dele, e fiquei apaixonada pela delicadeza do traço e a forma sutil como ele consegue contar uma história, fazendo as transições entre o presente o passado acontecerem de forma tão natural que não quebra o ritmo do que está acontecendo.

Aproveito para admitir que eu sempre pensei que talvez o Louvre fosse superestimado (síndrome de “não gosto do que é pop”?), mas depois de ler Guardiões do Louvre fiquei com vontade, pela primeira vez, de fazer uma viagem a Paris com tempo suficiente para poder conhecer cada cantinho do museu com calma.

De lá para cá, a Pipoca & Nanquim já lançou muitos quadrinhos que fazem você desejar ter na coleção, então sempre vale a pena conferir o que eles tem publicado, e ficar de olho nas promoções para ir adquirindo aos poucos.

Nota: ★★★★★

Onde encontrar: https://amzn.to/3egLn6C

Bells Cavalcanti

Fiction is a lie that tells us true things, over and over

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *