Joy Division no documentário de 1979 da BBC

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Em maio de 1979, Margaret Thatcher se tornava primeira-ministra do Reino Unido (para grande desgosto de muita gente – vide Morrissey). Poucos meses depois, a BBC levava ao ar o primeiro episódio do documentário “Something Else”, feito pela juventude de Manchester, que se propôs a criar algo “útil”.

Vindo de onde vem, dá pra imaginar qual foi a primeira atração musical?! Pois é, o Joy Division tocou duas, “Transmission” e “She’s Lost Control”, dividindo a parte musical com o Jam, que abriu com “Eton Rifles” e “When You’re Young”.

Something Else” era para ser como uma revista para TV, dividida em pequenas seções. Então, além das apresentações, você encontra um mini documentário sobre como ser pai solteiro e uma entrevista com Cyril Smith sobre álcool na adolescência.

Ah, quem acompanha o Arctic Monkeys sabe que “I Wanna Be Yours” é criação de John Cooper Clarke. O poeta beat também aparece bem 9vinho no documentário, recitando uma de suas obras por volta dos 23:16 – e de novo perto dos 34:09 (mas bem censurado)!

O programa inteiro é rico em material para quem se interessa pela música da época (tem até o Stephen Morris, ex-Joy Division e baterista do New Order, discutindo com Tony Wilson, apresentador e fundador do selo Factory Records, por que as rádios nunca tocam nada bom), mas você pode pular pro 11:32 e acompanhar o Joy Division direto.

Bruna Manfré

não é boa com descrições.

Um Comentário:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *