“O circo mecânico Tresaulti” – Resenha

mecanico

Em uma mistura de fantasia, steam-punk e um mundo pós-apocalíptico e distópico, somos apresentados as maravilhas d’O Circo Mecânico Tresaulti, comandado por uma mulher que todos chamam de Boss (chefe em inglês). Nesse circo, todos os artistas têm uma parte de si modificada, mesmo que não sejam visíveis de cara – podem ser ossos feitos de cobre, que os tornam tão leves quanto o vento, ou delicadas asas feitas de metal, que tocam uma suave melodia sempre que se mexem. Nesse mundo onde ninguém vive por muitos anos, essas pessoas são bastantes especiais, embora a maioria do público que vão assistir ao espetáculo não percebam.

Não sendo uma grande fã dessa onda de distopia que está acontecendo (não que seja totalmente inesperada, levando em consideração em como o mundo anda piorando – 2014 inteiro parece um ano saído de uma distopia), eu demorei muito tempo para pegar esse livro para ler, um ano exatamente, e agora me arrependo de não o ter lido assim que comprei.

IMG_9444

Apesar de ser narrado em primeira pessoa, é uma narração única, que faz você segurar o livro perto de você e ler página depois de página sem conseguir achar o momento certo para parar e ir cumprir com suas obrigações. A história é entregue aos poucos, a narrativa sendo centrada em torno dos personagens, falando sobre cada um dos artistas, primeiro superficialmente, para depois ir se aprofundando enquanto fala sobre como eles chegaram ao Circo, seus motivos e intenções. É um livro sobre pessoas, e, embora tenha uma história além disso, ela não chega a ser tão importante quanto conhecer esses personagens e torcer por eles.

Outra coisa que se torna mais do que um bônus nesse livro é o trabalho de edição feito pela DarkSide Books, porque é quase impossível acha-lo na livraria e não querer adiciona-lo a sua coleção pessoal, e quando você o abre, fica ainda mais apaixonado pelas ilustrações e pelo marcador de página em forma de ingresso para o circo que vem dentro.

IMG_9443

Vale a pena pela história e pelos personagens (nem sempre encantadores), vale a pena pela narração, vale a pena pela mistura de gêneros, e vale a pena pelo maravilhoso trabalho de edição.

Título: O Circo Mecânico Trasaulti
Autor(a): Genevieve Valentine
ISBN: 9788566636161
Editora: DarkSide Books
Páginas: 312
Classificação: ★★★★★

Bells Cavalcanti

Fiction is a lie that tells us true things, over and over

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *