“O Mito Das Dietas” – resenha e alguns dos mitos que caem por terra

Confesso que, pelo título, jurava que “O Mito Das Dietas”, da editora Alaúde, seria mais um daqueles livros com dicas e dietas mirabolantes que você nunca consegue seguir. Muito pelo contrário. Cheio de base teórica, é assinado pelo dr. Tim Spector, professor de epidemiologia genética do King’s College, lá de Londres.

O que explica aquele humor ácido que só os ingleses são capazes de ter – e torna a leitura bem mais leve. Todas as informações vão muito de encontro com a entrevista que fiz esses tempos com a Letícia Nobreza, health coach que criou o Método Nobreza com sua irmã e segue a linha da medicina funcional, que busca prevenir doenças em vez de tratar quando elas aparecem.

Em suas trezentas e poucas páginas, Tim explica, basicamente, por que algumas pessoas comem de tudo e não engordam, enquanto outras fazem regime e não emagrecem. Isso tem muito a ver com os micróbios de nosso intestino, que até hoje não foram muito estudados, mas tem ligação até com depressão e gastrite.

Separei alguns dos mitos que caem por terra:

mito-dietas

A gordura saturada não é vilã!

A gordura saturada que muita gente encontra em queijos e iogurtes, por exemplo, não é nociva. Muito pelo contrário. Desde que seja “verdadeira” e contenha micróbios vivos (alô Yakult!), pode até ser benéfica para nossa flora intestinal.

Contar calorias não é o caminho

Os métodos ocidentais para emagrecimento normalmente associam uma dieta de baixas calorias com exercícios árduos. Mas para o doutor Liping Zhao isso não faz sentido. “Do ponto de vista nutricional, seu corpo está sob tensão. Então você acrescenta a ela a tensão física. Talvez você possa perder peso, mas também pode prejudicar sua saúde”.

Não acredite nas cápsulas milagrosas

Um tempo atrás, teve o boom das cápsulas para tudo. Cápsula de óleo de peixe, cápsula com vitamina C… Muitos estudos hoje em dia comprovam que o ômega 3 em cápsulas não vai prevenir a degeneração macular, o Alzheimer, muito menos o câncer de próstata. Da mesma forma que a vitamina C não vai prevenir resfriados :/

Essas foram só algumas das descobertas que fiz durante a leitura, que te deixa repensando sobre tudo o que consome, mesmo que em nenhum momento tente impor regras. Recomendado para quem tá buscando melhorar a alimentação e não sabe muito bem por onde começar (;

Bruna Manfré

não é boa com descrições.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *