Resenha: A Lista de Convidados – Lucy Foley

Poucas são as vezes em que podemos dizer “essa festa virou um enterro” com tanta propriedade quanto em “A Lista de Convidados”. Neste segundo livro da autora Lucy Foley, somos transportados desde início para uma ilha isolada nos confins da Irlanda, pano de fundo para um casamento da alta sociedade, unindo a editora de uma revista hype, Jules Keegan, com o astro da TV Will Slater.

A combinação álcool, drogas, negócios não resolvidos e uma natureza selvagem, longe de qualquer tipo de autoridade, só pode dar ruim. E com uma tempestade o clima pesa. E pesa tanto que acaba com um corpo e um assassino à solta no fim da festa.

Entre idas e vindas no tempo, recebemos migalhas de informações para reconstituir os fatos e desvendar o culpado (e a vítima). Em uma escrita fluida e rápida, acompanhamos cada capítulo do ponto de vista de personagens diferentes, alternando, basicamente, entre os noivos, a cerimonialista, os padrinhos e uma das acompanhantes.

A decisão se mostrou uma faca de dois gumes. Por um lado, o resultado é um texto bem dinâmico, com pistas que passam despercebidas até chegarmos no final. Por outro, algumas das tramas e personalidades poderiam ser melhor desenvolvidas com mais tempo de construção – o que tornaria alguns dos plot twists mais impactantes, traria uma nova camada para o livro.

Com a chegada dos convidados mais próximos dos noivos para um jantar na ilha na véspera do casamento, as histórias começam a se desenrolar, mostrando a relação entre padrinhos e noivo, que estudaram juntos num colégio interno vibe O Senhor das Moscas, e os problemas familiares de Jules com os pais e a irmã.

Para quem gosta de suspenses no melhor molde de Agatha Christie, “A Lista de Convidados” é um prato cheio, com reviravoltas e motivações distintas para despertar o lado detetive de qualquer um.

Nota: ★★★½

Onde encontrar: https://amzn.to/3BNNE4o

Bruna Manfré

não é boa com descrições.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *