Trigger Warning é, como o próprio Neil Gaiman aponta na introdução, seu terceiro livro de histórias curtas, mas com uma pequena diferença: aqui ele não colocou apenas contos, ou apenas poemas e nem ao menos histórias com o mesmo tema. É uma seleção mais diversificada, cada história tendo sido selecionada para esse livro por conter um detalhe ou outro que possa perturbar alguém.
O título em si já é uma boa indicação disso: trigger warnings são usados na frente de um texto ou filme, geralmente na internet, para avisar que o conteúdo ali exibido pode desencadear emoções latentes, que podem gerar ansiedade ou surtos em certas pessoas. Meio como uma classificação indicativa.
Temos um poema sobre uma cadeira, pequenos contos dentro de um conto inspirado nos 12 meses do ano, temos contos de terror e contos fantásticos, até mesmo contos tão estranhos que chegam a ser hilários. E Gaiman explica por que escreveu cada um deles logo depois da introdução (você pode ler as explicações antes de começar o livro em si, ou pode ir lendo-as a medida que vai avançando).
Como sempre, a escrita de Gaiman consegue prender o leitor mesmo quando a história não é tão interessante assim, e como toda coletânea de histórias curtas, nem todas podem ser consideradas boas. As melhores são Orange, um conto narrado através de respostas a um questionário policial, e Click-Clack the Rattlebag, uma pequena história de terror sobre criaturas chamadas Click-Clack.
O livro também trás um conto inédito com Shadow Moon, protagonista de Deuses Americanos, e The Sleeper and the Spindle que será publicado aqui no Brasil pela Rocco Jovens Leitores, com o título A Bela e a Adormecida e ilustrações de Chris Riddel.
Título: Trigger Warning: Short Fictions and Disturbances
Autor(a): Neil Gaiman
ISBN: 9780062330260
Editora: William Morrow & Company
Páginas: 310
Classificação: ★★★★