“Trigger Warning” – Resenha

IMG_9696

Trigger Warning é, como o próprio Neil Gaiman aponta na introdução, seu terceiro livro de histórias curtas, mas com uma pequena diferença: aqui ele não colocou apenas contos, ou apenas poemas e nem ao menos histórias com o mesmo tema. É uma seleção mais diversificada, cada história tendo sido selecionada para esse livro por conter um detalhe ou outro que possa perturbar alguém.

O título em si já é uma boa indicação disso: trigger warnings são usados na frente de um texto ou filme, geralmente na internet, para avisar que o conteúdo ali exibido pode desencadear emoções latentes, que podem gerar ansiedade ou surtos em certas pessoas. Meio como uma classificação indicativa.

IMG_9697

Temos um poema sobre uma cadeira, pequenos contos dentro de um conto inspirado nos 12 meses do ano, temos contos de terror e contos fantásticos, até mesmo contos tão estranhos que chegam a ser hilários. E Gaiman explica por que escreveu cada um deles logo depois da introdução (você pode ler as explicações antes de começar o livro em si, ou pode ir lendo-as a medida que vai avançando).

Como sempre, a escrita de Gaiman consegue prender o leitor mesmo quando a história não é tão interessante assim, e como toda coletânea de histórias curtas, nem todas podem ser consideradas boas. As melhores são Orange, um conto narrado através de respostas a um questionário policial, e Click-Clack the Rattlebag, uma pequena história de terror sobre criaturas chamadas Click-Clack.

O livro também trás um conto inédito com Shadow Moon, protagonista de Deuses Americanos, e The Sleeper and the Spindle que será publicado aqui no Brasil pela Rocco Jovens Leitores, com o título A Bela e a Adormecida e ilustrações de Chris Riddel.

Título: Trigger Warning: Short Fictions and Disturbances
Autor(a): Neil Gaiman
ISBN: 9780062330260
Editora: William Morrow & Company
Páginas: 310
Classificação: ★★★★

Bells Cavalcanti

Fiction is a lie that tells us true things, over and over

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *