8 livros que você não vai acreditar que foram banidos em alguns lugares

Display por Rachel Moani

Display por Rachel Moani

Estamos na semana dos Banned Books (Livros Banidos), que tem como objetivo promover a leitura e reconhecimento de livros que foram proibidos em escolas, cidades e até mesmo países inteiros! Pensando nisso, separei uma pequena lista (muito pequena, existem centenas e mais centenas de livros banidos por aí) com livros populares e seus motivos para terem sido proibidos – alguns por motivos bastante ridículos.

01. 20 garotos no verão, Sarah Ockler
Foi proibido em algumas escolas no Estados Unidos com a justificativa de “glorificar a desobediência aos pais”. Um livro com adolescente com discute com os pais? Chocante, não?

20 garotos no verao

02. Garoto encontra garoto, David Levithan
Qualquer um que conhece a história do livro consegue imaginar o motivo por esse ter sido posto na lista – o título deixa bem óbvio também. Simplesmente pelo fato de existir personagens gays. Se você acompanha o trabalho de Levithan, vai saber que esse é um tema recorrente do autor.

Garoto-Encontra-Garoto

03. Fale, Laurie Halse Anderson
Anderson é conhecida por trazer em seus livros mensagens sobre importantes assuntos que jovens sofrem no dia a dia. Fale é sobre o estupro de uma garota que passa a ser ridicularizada na escola por causa disso, o que torna a razão de sua proibição ainda mais ridícula: “contém pornografia gráfica leve”.

Fale

04. O doador de memórias, Lois Lowry
É um clássico distópico americano e está nos cinemas agora. Foi banido por conter temas maduros, como suicídio e eutanásia.

doador

05. Jogos Vorazes, Suzanne Collins
Todo mundo sabe a história dessa trilogia, o que poucos brasileiros sabem é que ele foi banido lá fora por ser considerado violento demais e por “motivos religiosos” (assim mesmo, sem uma razão real).

Jogos vorazes

06. Quem é você, Alasca?, John Green
John Green é um dos autores para jovens mais adorados do momento, e ele já deu várias entrevistas sobre o que acha de seus livros serem proibidos (recentemente, O Teorema Katherine também foi proibido em algumas escolas). Os motivos por trás da proibição de Quem é você, Alasca? são por ter conteúdo sexual e profanidades.

quem e vc alasca

07. Eleanor & Park, Rainbow Rowell
Apesar de ser um livro para jovens, esse livro mostra muito bem como um relacionamento abusivo funciona, mas isso ainda não justifica ele ser proibido. Mesmo assim, ele foi banido por conter profanidades e pela forma como trata a sexualidade dos jovens.

Eleanor-Parl-Raibown-Rowell

08. Gossip Girl, Cecily von Ziegsar
Se você não leu o livro, viu a série (que é muito mais “pesada” do que os livros). Mas os livros foram banidos por ser sexual demais e conter temas maduros, como bulimia e anorexia.

cover-145125-600

Bells Cavalcanti

Fiction is a lie that tells us true things, over and over

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *