“Exorcismo” – Resenha

Acho que todo mundo, desde os mais novinhos até, principalmente, todo mundo que já está acima dos 60 anos, conhece O Exorcista, escrito por William Peter Blatty e que, logo depois, chegou aos cinemas com um filme de mesmo nome. O filme, muito mais que o livro, levou muitas pessoas a histeria, não eram poucos os relatos de pessoas que saíam das salas de cinema passando mal e precisando de atendimento médico.

O que nem todo mundo sabe é que Blatty se inspirou em um caso real de exorcismo para escrever sua grande obra. E é o relato desse caso que vamos acompanhar em Exorcismo, de Thomas B. Allen.

exorcismo 01

Eu vi em algumas resenhas pessoas falando que é um livro aterrorizante, mas devo discordar. Claro, o que assusta um nem sempre é o que assusta outro, algumas partes do relato podem ser consideradas fortes ou perturbadoras, mas o terror ou a falta dele não interfere em nada a qualidade da leitura. O conteúdo é interessante, seja para aqueles que adoram um bom filme de exorcismo, seja para aqueles que querem apenas um conhecimento mais real de como seria um exorcismo real.

Allen tomou o cuidado de ir sempre atrás de dados sobre cada um das pessoas citadas, dando seu toque do que acha que aconteceu e como aconteceu em partes onde o registro do diário ou conversas não deixaram claro, e a transcrição do diário mantido sobre o estudo do caso no fim do livro é o toque final em um livro que já é completo.

exorcismo 03

Imergi em Exorcismo cheia de curiosidade e com algumas muitas perguntas, e fico aliviada em dizer que terminei a leitura com quase tudo respondido.

Para quem, como eu, sempre acha interessante filmes que tratam de exorcismo (pelo menos os que são bem produzidos, o que hoje são um a cada 30), terão pequenas surpresas, como trechos do relato do caso que inspirou O Exorcismo de Emily Rose, e os que não dispensam um bom livro vão gostar de ler sobre o caso que inspirou Aldous Huxley a escrever Os Demônios de Loudun.

exorcismo 04

Gostei tanto, que a minha cópia já tem uma lista de espera para empréstimo!

Título: Exorcismo
Autor: Thomas B. Allen
ISBN: 978-8566636987
Editora: Darkside Books
Páginas: 254
Classificação: ★★★★★

Bells Cavalcanti

Fiction is a lie that tells us true things, over and over

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *