“Jurassic Park” – Resenha

IMG_9732

Todo mundo conhece a história de Jurassic Park: velho rico e excêntrico descobre junto com seus cientistas um modo de clonar o DNA dos dinossauros a partir de fósseis de insetos e decide montar um parque que contém esses animais pré-históricos como atração principal. O que nem todo mundo sabe é que antes de ser um filme, Jurassic Park era um livro escrito por Michael Crichton, que colaborou no roteiro da adaptação feita por Steven Spielberg. Com a chegada do novo filme, Jurassic World (que bateu recorde em bilheteria), a editora Aleph lançou uma edição fantástica do livro, cheia de detalhes.

IMG_9735

Quem está acostumado com os filmes podem estranhar algumas coisas durante as leituras, como o fato de dr. Alan Grant na verdade adorar crianças, ou como Ian Malcolm não fica apenas por perto exalando charme mas sim tem as maiores e mais inteligentes falas do livro. Ainda temos o tiranossauro rex, e no livro ele tem um papel bem maior aparecendo quase o tempo todo, e os adorados raptors, mas em situações diferentes. Pelo filme ter menos personagens, a dra. Ellie Sattler tem mais destaque do que na história original e sentimos falta de seu humor durante o livro.

A leitura é indispensável para os fãs da trilogia (agora quadrilogia). Como dito na nota dessa edição, Crichton estudou Medicina e era bastante interessado pela ciência de modo geral, e acrescentando seu fascínio por dinossauros, ele tentou criar a história do modo mais realista possível, detalhes que você percebe durante a leitura quando ele explica sobre genética de forma mais extensa, também elaborando a corrida científica nessa área no final do século XX. Vale ressaltar que apesar disso a leitura flui fácil, o ritmo acompanhando a construção da história.

IMG_9738

O final deixa claro que haverá uma continuação, e só nos resta esperar que a Aleph publique O Mundo Perdido em uma edição tão satisfatória quanto essa (e logo, de preferência).

O livro trás também, como um bônus, uma entrevista com Michael Crichton para revista Cinefantastique em 1993, quando o primeiro filme estava para chegar aos cinemas, e um posfácio escrito por Marcelo Hessel do site Omelete.

IMG_9742

Título: Jurassic Park
Autor: Michael Crichton
ISBN: 9788576572152
Editora: Aleph
Páginas: 528
Classificação: ★★★★★

Bells Cavalcanti

Fiction is a lie that tells us true things, over and over

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *