“O chamado do Cuco” – Resenha

ochamado

Como todo mundo já deve saber a essa altura, Robert Galbraith é o nome que J.K. Rowling está usando para escrever a série do detetive Cormoran Strike (dizem que terá seis livros). O primeiro, publicado no Brasil no fim do ano passado pela Rocco, em uma edição especial de capa dura e também em brochura, se chama O Chamado do Cuco.

O Chamado do Cuco começa com o aparente suicídio de uma modelo famosa, Lula Landry, conhecida pelos amigos como Cuco (daí o nome do livro). Da morte de Lula, pulamos para três meses depois, quando o irmão o seu irmão, John Bristow, procura Cormoran Strike, ex-soldado no Afeganistão, que perdeu a perna durante seu tempo lá, para investigar a morte dela, acreditando que não havia sido um simples suicídio. A princípio, detetive Strike não achava que teria muito o que fazer, mas aceita o trabalho por precisar do dinheiro, porém a medida que ele sai lendo sobre o caso, entrevistando os amigos de Lula e as pessoas envolvidas na primeira investigação, ele percebe que, talvez, o irmão esteja certo.

A grande fama desse livro se deu com a revelação da verdadeira autora por trás dele, mas isso não diminuí em nada a qualidade de seu conteúdo. Vemos a J. K. Rowling de Harry Potter no modo em que ela nos faz querer conhecer os personagens, seja para adora-los ou para sentir repulsa. A narração é fluída e você ler por horas sem perceber que o tempo passou. A investigação é muito bem retratada, juntando os fios aos poucos. Londres funciona como um personagem e podemos senti-la em cada palavra.

Robin Ellacot começa como uma simples assistente temporária do detetive, mas vai crescendo e se envolvendo com o caso, tendo sido fascinada por investigações quando criança e ter fantasiado sobre como seria empolgante trabalhar com um detetive. Ela não é uma personagem boba, que está ali para ocupar um espaço de interesse amoroso, e é cativante acompanhar a história dela tanto quanto é acompanhar o caso do Cuco e a vida de Cormoran Strike.

O segundo livro da série, O bicho-da-seda, será lançado em novembro, também pela Rocco, e acompanha um caso totalmente diferente, o desaparecimento de Owen Quine, um novelista que estava escrevendo um livro com informações venenosas sobre quase todo mundo que ele conhece, o que torna a lista de suspeitos enorme.

Título: O Chamado do Cuco
Autor(a): Robert Galbraith
ISBN: 9788532528735
Editora: Rocco
Páginas: 448
Classificação: ★★★★★

Bells Cavalcanti

Fiction is a lie that tells us true things, over and over

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *